Como se cria um bom livro?

Como se cria um bom livro?

Os segredos da edição um livro de sucesso

Muitas vezes fazem-me esta pergunta: Como é que eu edito o meu livro? As dúvidas são muitas e há mesmo quem admita: “eu não percebo nada disso”, o que pode ser bom… Existe alguma confusão entre o acto de escrever um livro e de o editar. Porque não basta “escrever” para termos um bom livro.

Descobri há pouco tempo um esquema elucidativo (dos meus “colegas da Reedsy- que também promovem a auto-edição”) e que pode ajudar a compreender as diferentes fases de editar um livro.

Muitos não compreendem bem a importância fundamental que tem um editor. No esquema o editor de que falamos é aquele que faz o que se denomina de Desenvolvimento Editorial (development editing), ou seja desenvolve o conteúdo que o autor escreveu de forma a que o texto na sua totalidade seja mais aprazível e fácil de ler.

Esta  revisão de texto destina-se a autores que desejam ter uma avaliação profissional de seu manuscrito antes de tomar as medidas necessárias para publicá-lo. Nesta avaliação identificam-se os pontos fortes e fracos do seu trabalho para que possa tirar o máximo proveito do seu manuscrito.

Um editor avalia a estrutura, consistência e estilo no caso da não ficção.
Avalia também os pontos fortes e fracos do texto e ajuda o autor a alterar a sua estratégia de forma a melhorar a execução da ideia.
Também terá em conta a sua audiência para redireccionar o seu texto no sentido das expectativas deste público alvo.
Todo este trabalho é fundamental na execução de um livro. Quem acha que pode passar por cima dele, dificilmente conseguirá um bom resultado. Já um revisor do texto (copy editing) apanha gralhas e revê o português, mas não interfere na forma e no conteúdo do texto.

Depois temos a fase do design da capa, paginação do livro (que passa por escolher o melhor tipo de letra), as sucessivas revisões (que podem chegar no meu trabalho a 3 ou 4) até conseguimos a versão final do livro.