As Vantagens da Auto-Edição

As Vantagens da Auto-Edição

A grande tendência na Feira do Livro de Frankfurt (2017), que passava despercebida à maioria dos visitantes estrangeiros como eu, foi a explosão do mercado das “edições de autor”. No pavilhão 3, daquela que é considerada a maior feira do livro ao nível mundial, várias empresas com uma forte componente digital, ocupavam uma zona distinta, onde ofereciam os seus serviços de edição de autor. Como me contou Ricardo Fayet, um dos co- fundadores da Reedsy ( uma das plataformas de edições de autor mais dinâmicas do Reino Unido), agora chegou a vez da Alemanha apostar na “edição de autor”, a seguir à Inglaterra e aos EUA.

Em Portugal esta é uma realidade ainda muito pouco explorada e que carrega consigo alguns preconceitos menos positivos. Isso acontece porque até agora os autores que decidiam fazer as suas edições investiam muito pouco no seu produto final. A decisão de um autor de editar a sua obra, apoiada por bons profissionais, que editam, revêem, paginam, corrigem e inovam no design pode ser tão importante em termos de resultados, como editar com uma editora tradicional.

Há muitos casos internacionais de grande sucesso que se iniciaram com a edição de autor (veja-se as “50 Sombras de Grey.”) e que muitas vezes depois de terem dado provas, são aliciados com lucrativos contratos pelas editoras tradicionais. Todas estas novas empresas (digitais e não só) que apostam na “edição de autor” estão a surgir com uma forte aposta nos serviços de produção do livro, que resultam na melhoria da apresentação e qualidade do livro final que é vendido no mercado.

Na minha opinião a diferença entre “auto-editar” e recorrer a uma editora tradicional está a diminuir e o autor pode conquistar tanto sucesso com uma opção ou outra. Tudo depende do resultado final que oferece ao mercado.

Entre várias vantagens de “auto-editar” apresentadas por estas novas empresas, destacam-se as seguintes:

1)   Pode escrever o que quiser, pois tem o total controlo do seu texto:

2)   Pode editar em formato de Ebook e livro impresso:

3)   Cria o seu próprio livro, desde a capa, à história, à sua apresentação:

4)   Detém os direitos mundiais do seu livro:

5)   Ganha muito mais do valor com as vendas directas do seu livro, do que se for editado por uma editora:

6)   Apresenta-se (sem filtros) aos seus leitores. Com a internet pode entrar em contacto com a sua plataforma de leitores (quer sejam clientes do seu negócio, fãs do seu blogue ou outros) e controla a informação que quer passar para as suas redes sociais:

7)   Pode alterar o seu livro quando quiser (desde a capa até ao preço):

8)   O livro, que foi publicado por si, pode obter resultados de vendas tão notáveis que as editoras tradicionais o podem “descobrir” e quere-lo “comprar” para ser um dos seus autores:

9)   Contrata os melhores profissionais para o ajudar a editar o seu livro, desde a edição, revisão até à paginação e o design.

Se está a pensar em auto-editar o seu livro nas áreas da Não Ficção (negócios, biografias, livros ilustrados, edição de teses) contacte a Sabedoria Alternativa, oferecemos-lhe soluções únicas no mercado, para concretizar o seu sonho!